Notícia
Hotéis portugueses aproveitam Primavera para subir preços
Estudo do trivago Hotel Price Index concluiu que com o aproximar da época alta, os preços na indústria hoteleira em Portugal já subiram, em média, 8% desde o fim do mês.
O início da Primavera fez-se sentir na indústria hoteleira. Os preços registaram uma subida face ao mês passado de 8% em Portugal.
Quem o concluí é o estudo do trivago Hotel Price Index, que faz uma pesquisa mensal para analisar as variações do preço médio por quarto duplo em hotéis das principais cidades europeias. O cálculo é baseado nos preços disponíveis nos sites de reserva.
O estudo verifica também um aumento de 3% em Espanha, 7% em França, 19% no Chipre e, na maior subida, 26% na Holanda.
Em Portugal, o Estoril teve a inflação mais significativa (23%), de seguida Faro (15%) e Fátima (13%). Cascais continua a ser a localidade portuguesa mais cara para dormir num hotel com uma subida igual a Lisboa e Ponta Delgada (12%).
Este crescimento, ainda que significativo, não chega para atingir os preços praticados no mesmo período no ano passado. A quebra de preços face ao período homólogo de 2012 é generalizada, com Faro e Guimarães em principal destaque com uma queda de 34% e 32% respectivamente. Esta última regista quedas desta magnitude muito devido ao fim da “Capital Europeia da Cultura”.
Este fenómeno não é exclusivo a Portugal e estende-se por toda a Europa. Em média Portugal registou uma descida de 9% dos preços, mas Espanha e República Checa registam valores 13% inferiores. Apenas os países Nórdicos parecem resistir à tendência e apresentam custos superiores a 2012.