Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTP: Peso das taxas turísticas de Lisboa será pago pelos operadores

A confederação acredita que, para manter a competitividade do destino, os operadores turísticos se verão obrigados a integrar estes custos na sua actividade.

Miguel Baltazar/Negócios
11 de Novembro de 2014 às 12:20
  • 1
  • ...

A Confederação do Turismo Português (CTP) considera que é "ilusório pensar que serão os turistas a suportar" as novas taxas turísticas previstas para a cidade de Lisboa. A resposta chega um dia depois do anúncio da autarquia.

 

Na prática serão um euro por cada entrada através do porto e do aeroporto e outro euro por cada dormida na capital, até um limite de sete. O encaixe máximo previsto é de 16 milhões de euros com as duas taxas.

 

"Serão os operadores do sector que, em defesa da competitividade do destino, serão obrigados a internalizar esse custo, com prejuízo acrescido da sua margem já tão sacrificada", defendeu o organismo em comunicado.

 

A CTP teme um efeito bola-de-neve originado com a criação das taxas em Lisboa, que acredita serão imitadas por outros concelhos. O organismo mostra-se ainda reticente quanto ao verdadeiro carácter temporário das mesmas.

 

"Não irá trazer qualquer efeito benéfico para o aumento do turismo na cidade. Irá sim ter reflexos inevitáveis nas margens dos empresários, agravando a situação financeira das empresas portuguesas que actuam nesta área", reforçou o presidente Francisco Calheiros em comunicado.

Ver comentários
Saber mais Confederação do Turismo Português CTP Lisboa Francisco Calheiros economia negócios e finanças política turismo autoridades locais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio