Notícia
Confiança no turismo nacional cai para mínimos de 2010
As receitas do turismo nacional deverão piorar em 2013, acreditam os especialistas. Brasil, Rússia e China são as principais esperanças, como mercados emissores, para o mercado do turismo nacional.
Os resultados do sector do turismo, em Portugal, deverão piorar em 2013, segundo o Barómetro Academia do Turismo realizado pelo IPDT – Instituto do Turismo.
O índice de confiança médio dos analistas consultados pelo IPDT atingiu, em Novembro, o valor mais baixo desde Maio de 2010, 55,9 pontos, num intervalo que varia entre 0 e 100
pontos.
Perto de metade dos especialistas acreditam que os resultados globais vão piorar em 2013 e 70% considera que as receitas diminuirão este ano em comparação com 2012.
Do total dos 170 inquiridos, 24,7% estima uma redução do número de hóspedes e 36% prevê uma descida da quantidade de dormidas, face ao ano anterior.
A procura de Portugal como destino turístico crescerá em países como o Brasil, a Rússia e a China, refere o estudo. Por outro lado, estima-se que Espanha e o mercado interno sejam os mais penalizadores para o sector do turismo em 2013.