Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AHP: Páscoa inverte quebra da ocupação na hotelaria portuguesa

A taxa de ocupação dos hotéis nacionais estabilizou em abril nos 71%, com a Páscoa a inverter a tendência de queda do último ano e os preços por quarto a aumentarem 6%, divulgou hoje a associação setorial.

Pedro Catarino
19 de Junho de 2019 às 12:36
  • ...

De acordo com a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), em abril de 2019 a taxa de ocupação atingiu os 71%, percentagem igual à do mesmo mês do ano anterior, enquanto o ARR (preço médio por quarto ocupado) e o RevPar (preço médio por quarto disponível) registaram, ambos, um crescimento de 6% para 93 euros e 67 euros, respetivamente.

 

Os AHP Tourism Monitors (ferramenta de recolha de dados da hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela associação) apontam que em abril os destinos Algarve e Oeste (mais 20%) e Minho (mais 14%) foram os que apresentaram uma maior subida no ARR, enquanto os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (103 euros), Grande Porto (73 euros) e Estoril/Sintra (67 euros).

 

Já Lisboa (85%), o Grande Porto (77%) e a Madeira (76%) foram os destinos com a taxa de ocupação mais elevada.

 

Citada num comunicado, a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, afirma que, "mais uma vez, os resultados demonstram que a Páscoa é um grande balão de oxigénio para a hotelaria nacional".

 

"Este mês foi o melhor de 2019 em todos os indicadores e pela primeira vez desde há um ano temos uma taxa de ocupação sem quebras, embora sem crescimento", refere, destacando "o grande impacto que os destinos a sul (Costa Azul, Alentejo e Algarve) tiveram nos resultados deste mês de abril e o Minho, que foi o campeão da subida em todos os indicadores."

 

Numa análise da taxa de ocupação por categorias hoteleiras, a AHP destaca o crescimento de 4% nas cinco estrelas e uma variação negativa nas quatro e duas estrelas.

Ver comentários
Saber mais AHP turismo hotelaria Associação de Hotelaria de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio