Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade turística abranda crescimento em Maio

No mês de Maio, os estabelecimentos hoteleiros portugueses receberam 1,6 milhões de hóspedes, correspondendo a 4,4 milhões de dormidas. A estadia média, em Portugal, foi de 2,75 noites, segundo os dados do INE.

Miguel Baltazar
15 de Julho de 2014 às 12:08
  • ...

No mês de Maio, os estabelecimentos hoteleiros em Portugal alojaram 1,6 milhões de hóspedes, que originaram 4,4 milhões de dormidas, revela esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os valores representam acréscimos de 14,5% e 12,3%, respectivamente, subidas inferiores às registadas no mês anterior.

 

Em Abril, mês influenciado pelo efeito do calendário da Páscoa, o número de hóspedes cresceu 21,5% e o número de dormidas aumentou 25,4%.

 

De acordo com os dados divulgados pelo INE, as dormidas de residentes aumentaram 16,1% (1,1 milhões), enquanto as dormidas de não residentes cresceram 11,1%, correspondendo a 3,4 milhões.

 

Os dez principais mercados emissores concentraram 81,5% das dormidas de não residentes. Espanha apresentou um aumento significativo das dormidas dos seus residentes (mais 27,6%) representando 7,8% do total. Outros países de origem que registaram aumentos expressivos foram os Estados Unidos (mais 15,4%), França (mais 14,9%) e Bélgica (mais 14,8%). A quota destes mercados foi 2,9%, 11,4% e 2,5%, respectivamente.

 

As dormidas de hóspedes provenientes da Irlanda e da Holanda apresentaram resultados decrescentes (menos 2,2% e 1,1%, respectivamente), contrariando a evolução positiva do mês anterior.

 

No Continente, todas as regiões registaram acréscimos das dormidas, que foram mais expressivos no Alentejo, com um crescimento de 19%, Lisboa, onde subiram 16,6% e Algarve, que registou um crescimento de 15,2%. Estas duas últimas regiões beneficiaram do aumento da capacidade de alojamento comparativamente com o mesmo mês do ano anterior, em resultado de ajustamentos à capacidade instalada bem como da existência de maior número de estabelecimentos em funcionamento em cada uma das regiões.

 

Verificaram-se reduções de dormidas nos Açores e na Madeira (menos 1,7% e 0,1%), invertendo a tendência do mês anterior.

 

Em Maio, a estadia média foi 2,75 noites, o que corresponde a um decréscimo de 2,1%, comparativamente com Maio de 2013. No norte do país as estadias médias aumentaram ligeiramente, em Lisboa permaneceram sem alteração e nas restantes regiões diminuíram. 

Ver comentários
Saber mais Portugal Instituto Nacional de Estatística Madeira Açores turismo INE Alentejo Lisboa Algarve
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio