Notícia
Volvo perspectiva recuperação no mercado europeu
A Volvo, o segundo maior fabricante de camiões do mundo, afirmou que os veículos comerciais vão recuperar as vendas este ano, tanto no mercado europeu como no americano. As acções subiram para máximos dos últimos 5 meses.
O fabricante dos camiões da Renault vai lançar novos modelos em 2013, à medida que a indústria for também registando melhorias, segundo afirmou o presidente executivo da Volvo, Olof Persson, numa conferência de imprensa.
A Volvo, que apenas se encontra atrás da Daimler na produção de camiões, acredita que o mercado vai crescer 4,1% em 2013, para 230.000 veículos pesados vendidos. As vendas em 2012 caíram, numa altura em que as economias das 17 nações da Zona Euro entraram em recessão. O lucro operacional da empresa caiu 84% no último trimestre de 2012, devido a falhas nas entregas e ao tempo despendido a reorganizar a empresa com cortes nos postos de trabalho, segundo noticia a Bloomberg.
O último trimestre de 2012 “marca um encalhamento operacional” depois da empresa estar “focada em ajustar os inventários”, segundo Stefan Burgstaller, analista do Goldman Sachs.
As acções da Volvo, que estiveram a perder 1,4% hoje, dispararam e encontram-se agora a ganhar 5,27% para 97,85 coroas suecas, cerca de 11,42 euros, o maior ganho desde Setembro. Desde 2013, as acções já subiram 8,9%, avaliando a empresa em 205,8 mil milhões de coroas suecas.