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Vendas e receitas dos títulos de transporte sobem em Lisboa

As vendas dos passes intermodais, navegante e suburbanos aumentaram no segundo trimestre deste ano em Lisboa. A receita destes títulos, assim como do "zapping", cresceu 3,4%.

João Cortesão/Correio da Manhã
13 de Agosto de 2015 às 17:03
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A receita conjunta dos passes intermodais e dos títulos "zapping" nos transportes da Área Metropolitana de Lisboa cresceu 3,4% no segundo trimestre deste ano, sustentada no aumento das vendas.

De acordo com dados da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), entidade cujas competências passaram agora para a Área Metropolitana de Lisboa, o volume de vendas do conjunto dos passes intermodais aumentou, entre Abril e Junho, 2,9% face a igual período de 2014. Subida semelhante foi registada na receita.

De acordo com a monitorização do sistema de transportes no segundo trimestre deste ano, os passes 4_18 e Sub23 registaram a maior acréscimo das vendas, de 13,4%, assim como da receita, que subiu 12,3%.


Tendência semelhante foi verificada nas tarifas Criança, Social+ e Normal, que apresentaram aumentos das vendas de 8,2%, 7,7% e 3,3% respectivamente. Já a receita gerada com estes títulos subiu, por seu lado, 6,6%, 7,5% e 2,8%.


No que respeita aos passes intermodais, apenas as modalidades 3ª idade e R/P registaram decréscimos de 3,3% nas vendas e de 3,5% das receitas.


Entre Abril e Junho, também os passes navegante registaram um aumento das vendas de 2,9%, com as receitas a subiram 3,2%, enquanto os passes suburbanos viram aumentar as vendas e receitas em 2,8% e de 2,4% respectivamente.


Já o número de viagens realizadas neste período com o título de transporte "zapping" – um título ocasional multimodal, válido nos operadores Carris, Metro de Lisboa, Transtejo, Soflusa e CP - cresceu em vendas e receitas, 5,5% e 5,3% respectivamente.


De acordos com os dados da AMTL, as vendas trimestrais do passes intermodais no segundo trimestre totalizaram 752,7 mil unidades, mais 2,9% face às 731,6 mil de há um ano. Já o total das receitas trimestrais destes títulos de transporte atingiu 30,9 milhões de euros, mais 2,9% face aos 30,05 milhões do segundo trimestre de 2014.


No que respeita ao "zapping", o número de viagens subiu 5,5% para 7,27 milhões, tendo as receitas aumentado 5,3% para 10,02 milhões de euros.

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