Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um A380 mais poupado e o KC-390 entre as "máquinas" do Paris Air Show

O salão internacional de aeronáutica de Paris começou esta segunda-feira e as principais empresas do sector aproveitaram para exibir as suas últimas aeronaves. Se a Airbus levou um A380 mais económico, a Boeing pôs na montra o 787 Dreamliner 10. E até há foguetões!

  • ...

O Paris Air Show começou esta segunda-feira e não foi preciso muito tempo até toda a gente pôr os olhos no céu, tentando acompanhar as demonstrações de agilidade do caça de fabrico francês Rafale, produzido pela Dassault. O evento, que contou com a presença do presidente Emmanuel Macron bem pela manhãzinha, reúne as mais recentes aeronaves e tecnologias do sector no aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, em França.

 

Um dos maiores mistérios entre os fanáticos da aviação foi desfeito logo no passado fim-de-semana. Sabia-se que a Airbus tinha novidades para apresentar sobre o superjumbo A380, de dois andares, o maior avião comercial do mundo. Depois de ver as encomendas a diminuir, havia expectativas de que o fabricante pudesse apresentar motores mais eficientes para convencer as companhias aéreas, estendendo-lhe a denominação neo que já é usada pelos "primos" mais pequenos da família A320.

 

A Airbus, porém, não fez muito mais do que acrescentar duas pequenas curvaturas em forma de barbatana nas asas – uma para cima, outra para baixo, denominadas de "winglets". Com este componente, a companhia garante uma redução de combustível de 4%.

 

A Boeing, principal rival da empresa europeia sediada em Toulouse, levou duas das suas jóias praticamente acabadas de polir: o 737 Max 9, para o médio curso, e o 787 Dreamliner 10, com capacidade para 330 passageiros, que foi idealizado para operar rotas de longo curso e substituir o "velhinho" Boeing 767.

 

A Embraer aproveitou para mostrar o seu novíssimo avião militar KC-390, uma aeronave com múltiplas aplicações, como busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo ou evacuação médica. Este avião conta com diversos painéis de concepção e fabrico português – a saber: a fuselagem central, os "sponsons" (compartimento do trem de aterragem) e os lemes de profundidade.

 

Também os ucranianos da Antonov apresentaram o seu mais recente avião An-132. A Bombardier exibiu o seu aparelho CS300, com alcance de 4.600 quilómetros e 145 lugares, com as cores da Baltic Air, e a Mitsubishi (sim, a Mitsubishi) apresentou o seu novo jacto para voos regionais MRJ90 com a pintura da All Nippon Airways (ANA).

 

No Paris Air Show também é possível encontrar dois foguetões da Agência Espacial Europeia (ESA, no acrónimo em inglês): o Ariane 1 e o Ariane 5. O certame decorre até 25 de Junho.

Ver comentários
Saber mais Paris Air Show Agência Espacial Europeia Dassault A380 Airbus Boeing
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio