Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Transportes: ANTP faz ultimato ao Governo para que aceite 90% das reivindicações

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) deu um prazo até 15 de Junho ao Governo para que responda favoravelmente a “90% das reivindicações” apresentadas pela associação, admitindo que, a partir dessa data, surjam novos protestos dos seus associados.

Reuters
05 de Junho de 2018 às 15:48
  • 4
  • ...

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) deu um prazo até 15 de Junho ao Governo para que responda favoravelmente a "90% das reivindicações" apresentadas pela associação, indicou esta terça-feira ao Negócios o presidente da ANTP, Márcio Lopes. 

No rescaldo da reunião de segunda-feira com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, o presidente da ANTP reconhece que "é muito reduzida a proximidade de posições" entre a associação e o Governo.

Márcio Lopes referiu que a ANTP reapresentou o caderno reivindicativo e que o Governo prometeu "trabalhar rapidamente sobre as propostas apresentadas". A associação exige uma resposta positiva a "90% das reivindicações" até 15 de Junho, caso contrário os seus associados poderão encetar diversas formas de protesto.

Na noite de segunda-feira, o presidente da ANTP disse ao Correio da Manhã que a associação exigiu uma "redução de cinco a seis cêntimos por litro em combustível para todos os veículos, tanto ligeiros como pesados". Márcio Lopes admitiu que "a medida é radical e vai mais longe do que o que tem estado em cima da mesa". 

Entre as outras reivindicações da associação constam a regulamentação do sector, a criação de uma secretaria de Estado dedicada exclusivamente aos transportes, a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias e a criação de um mecanismo para que a inflação também seja reflectida no sector dos transportes. Descontos nas portagens e melhores condições de trabalho para os motoristas são outras das exigências.

A 28 de Maio, os associados da ANTP realizaram uma paralisação, mas a adesão ao protesto foi reduzida. 

O secretário de Estado das Infraestruturas recebe esta tarde de terça-feira a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), a maior associação do sector, tentando alcançar um acordo. 

Na segunda-feira, o governante tinha anunciado haver um acordo de princípio com a ANTRAM, revelando mesmo algumas medidas que estariam contempladas. Contudo, o presidente da ANTRAM, Gustavo Paulo Duarte, em declarações ao Negócios, negou a existência de qualquer "princípio de acordo", salientando que a ANTRAM apenas concordou em dialogar com o Executivo. O dirigente da associação disse, aliás, que as duas medidas referidas pelo governante – subida do limiar do gasóleo profissional e criação de uma linha de crédito – não mereciam a concordância da ANTRAM, a primeira por ser "manifestamente curta" e a segunda por não ser uma matéria relevante para o sector.

Ver comentários
Saber mais Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas secretário de Estado das Infraestruturas ANTP Governo Oliveira Martins Márcio Lopes ANTRAM Gustavo Paulo Duarte transportes transporte rodoviário camionistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio