Notícia
Trabalhadores das administrações portuárias desconvocam greve
Os compromissos assumidos pelo Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos trabalhadores das administrações portuárias levou o sindicato a desconvocar a paralisação prevista começar esta quinta-feira.
Os trabalhadores das administrações portuárias, que tinham agendado uma greve a partir deste quinta-feira, dia 2 de Junho, e até à próxima segunda-feira, dia 6, desconvocaram a paralisação, confirmou fonte oficial do Ministério do Mar ao Negócios.
A decisão foi tomada na sequência do compromisso assumido pelo Governo de atender a reivindicações destes trabalhadores, designadamente o descongelamento das carreiras.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias tinha entregue a 17 de Maio um pré-aviso de greve em todos os portos nacionais.
Os fundamentos referidos no pré-aviso eram "a ausência de resposta do Governo ao processo de descongelamentos, não obstante os compromissos assumidos", o facto de "algumas Administrações Portuárias violarem claramente a legislação laboral aplicável àqueles trabalhadores, incluindo o ACT em vigor", para além da situação do Porto de Lisboa devido à greve dos estivadores, entretanto também solucionada.
Na sequência do pré-aviso, o Governo iniciou negociações com o sindicato, tendo o Ministério do Mar sido já informado que a paralisação que teria início às 00:00 desta quinta-feira foi desconvocada.