Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Super-iate de empresário russo autorizado a deixar Gibraltar

Segundo o Business Insider, já terá sido dada ordem judicial para libertar o iate que deverá vir a ser entregue a um multimilionário russo. Em causa estavam alegadas dívidas aos estaleiros que construíram a embarcação.

Negócios 21 de Fevereiro de 2017 às 16:37
  • 3
  • ...

Um dos maiores iates privados do mundo, o S/Y A (Sailing Yacht A), que estava arrestado desde a semana passada em Gibraltar na sequência de alegada falta de pagamento ao estaleiro construtor, já terá tido ordem de saída do território.


A notícia é avançada pelo Business Insider, que cita fontes não identificadas. A embarcação, avaliada em 400 milhões de euros, deverá sair da baía em breve, acrescenta, depois da ordem judicial ter levantado o arresto.


Em causa estão alegadas dívidas de 15,3 milhões de euros (mais juros) reclamadas à proprietária, a Valla Yachts Limited, pelo estaleiro alemão Nobiskrug. Estará em falta a prestação final de 9,8 milhões de euros – que devia ter sido paga até 27 de Janeiro -, a que se juntam mais 5,5 milhões de euros relativos a facturas de subcontratações e outras despesas relacionadas com a construção.


O iate - desenhado por Philippe Starck e que tem como cliente final o multimilionário russo Andrey Melnichenko - saiu a 5 de Fevereiro dos estaleiros em Kiel para ensaios de navegação e, dois dias depois, foi travado na baía de Gibraltar devido aos alegados pagamentos em falta.


O navio, que deverá ser entregue no final da primavera ao proprietário - que entretanto já o terá posto à venda -, conta com mastros com quase 100 metros de altura e deverá alcançar uma velocidade cruzeiro de 16 nós através dos 5.600 cavalos de potência proporcionados por dois motores.


O alcance da embarcação, controlada digitalmente através de uma placa de vidro negro sensível ao toque, será de 5.320 milhas náuticas. Com esse controlo, é possível subir e descer as velas e baixar e levantar âncora da embarcação com 148,2 metros de comprimento, usando apenas um dedo.


De acordo com o Daily Mail, o iate com oito convés dispõe ainda de uma zona de observação subaquática. Deverá empregar 54 tripulantes e a sua construção incorpora elementos fabricados na Holanda, Reino Unido e EUA.

Ver comentários
Saber mais Gibraltar Philippe Starck Holanda Reino Unido economia negócios e finanças grandes empresas sailing yacht a iate mar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio