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Portugal é o terceiro país europeu que perdeu mais ferrovia

Estudo da Greenpeace revela que a rede ferroviária portuguesa encolheu 18% entre 1995 e 2018. Oito linhas foram encerradas, o que levou a que cerca de 100 mil pessoas deixassem de ter acesso ao comboio. Rede de estradas aumentou, no mesmo período, 346%.

A IP prevê lançar os primeiros concursos para a linha de alta velocidade Lisboa-Porto no próximo ano.
Miguel A. Lopes/Lusa
Negócios jng@negocios.pt 19 de Setembro de 2023 às 08:49
A rede ferroviária portuguesa encolheu 18% entre 1995 e 2018, avança esta terça-feira o jornal Público, que cita um estudo da organização ambientalista Greenpeace. Este foi a terceira maior diminuição entre o grupo de países que inclui a União Europeia (UE) a 27, o Reino Unido, Noruega e a Suíça.

A queda na rede ferroviária contradiz o crescimento que se verificou, durante o mesmo período, na rede rodoviária em Portugal. O estudo da Greenpeace indica que, entre 1995 e 2018, a rede de estradas e autoestradas nacionais cresceu 2.378 km, ou seja, 346%, colocando Portugal também em terceiro lugar entre os países onde a rede rodoviária mais aumentou. O país fica apenas atrás de Espanha e França.

No período abrangido pelo estudo, houve uma redução significativa no serviço de transporte de passageiros pela ferrovia em Portugal. Oito linhas foram encerradas e uma extensão de 460 km de linha foi desativada, o que levou a que cerca de 100 mil pessoas deixassem de ter acesso ao transporte por comboio.

A nível europeu, a extensão total da rede ferroviária europeia diminuiu em 6,5% (15.650 km) entre 1995 e 2020. 
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