Notícia
Portugal adere à maior aliança de sindicatos do setor portuário da Europa
A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários aderiu ao European Dockworkers Council para assegurar "uma voz ativa e permanente em Bruxelas".
A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP), presidida atualmente pelo sindicato de Leixões, formalizou a adesão ao European Dockworkers Council (EDC) "depois de vários meses de negociações", refere em comunicado.
Segundo explica a FNSTP, o European Dockworkers Council foi criado em 2021, substituindo o International Dockworkers Council, com o objetivo de representar e promover os interesses socioprofissionais dos trabalhadores portuários europeus.
Atualmente, o EDC tem 13 países representados, "sendo já a mais importante aliança de sindicatos do setor portuário da Europa", acrescenta.
Com a adesão, "os sindicatos e os trabalhadores portuários portugueses passam a contar com uma voz ativa, única e permanente junto de Bruxelas, garantindo assim que, doravante, na Europa, sejam tomadas as decisões que só aos europeus respeitam", diz ainda a federação, que foi criada em 1975 e que agrega nove sindicatos de trabalhadores portuários do país.