Notícia
Passageiros nos transportes públicos aumentam 119% até abril
A procura nos transportes públicos tutelados pelo Ministério do Ambiente até abril representava 72% da registada em 2019. Face ao primeiro quadrimestre de 2021, o Metro de Lisboa foi a empresa que mais recuperou passageiros, crescendo 131%.
A tendência de recuperação do número de passageiros nas empresas de transportes públicos tuteladas pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática manteve-se nos primeiros quatro meses deste ano, com o Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e Soflusa/Transtejo a registarem aumentos da procura de 119%, num total de 62,2 milhões de passageiros.
De acordo com o gabinete de Duarte Cordeiro, das três empresas, o Metropolitano de Lisboa foi aquela em que se assistiu a uma maior recuperação, com uma subida do número de passageiros de 131%, face ao quadrimestre homólogo de 2021.
No total, o metro da capital transportou quase 39,6 milhões de pessoas nestes quatro meses, o que face a 2019 representa ainda uma quebra de 32%.
No Metro do Porto o aumento verificado até abril chegou aos 101%, comparativamente com o mesmo período de 2021, no total de cerca de 17,9 milhões de passageiros, mas ainda 17% abaixo do registado em 2019.
A Transtejo/Soflusa, por seu lado, registou uma subida da procura de 96% face a 2021, transportando cerca de 4,8 milhões de passageiros, o que representa ainda uma quebra de 23% face ao ano anterior à pandemia.
De acordo com o Ministério do Ambiente, o número de passageiros verificado até abril deste ano representa 72% da procura registada no primeiro trimestre de 2019.
Analisando a procura mensal, o gabinete de Duarte Cordeiro refere que se verifica uma tendência para a recuperação do uso da maioria destes meios de transporte entre janeiro e abril.