Notícia
Movimentos no porto de Leixões diminuem 3% até Junho
O porto de Leixões movimentou no primeiro semestre deste ano um total de 8,8 milhões de toneladas. Janeiro foi neste período o melhor mês, tendo sido registado um aumento de 13,5%.
O porto de Leixões fechou o primeiro semestre deste ano com um movimento de mercadorias na ordem das 8,8 milhões de toneladas, tendo sido nas cargas ro-ro ("roll on-roll off) e contentorizada que o incremento se fez sentir, divulgou aquela entidade em comunicado.
O movimento global em Leixões recuou nestes seis meses 3% face ao mesmo período, tendo o porto do Norte registado uma evolução positiva na movimentação de carga fraccionada, que cresceu 8,09%, ro-ro, que registou um incremento de 30,75% e de contentores, que aumentou 11,90%.
De acordo com o comunicado do porto de Leixões, desta infra-estrutura saem exportações para 184 países, registando-se uma média mensal de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias a circular em Leixões. Janeiro, acrescenta, foi o melhor mês do ano, registando um aumento de 13,52%.
Até Maio, de acordo com dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no conjunto das cargas, os portos comerciais do continente movimentaram um total de cerca de 36,9 milhões de toneladas, mantendo o nível de movimentação global do período homólogo de 2015, resultado da conjunção de uma quebra de 3,1% na carga embarcada e de um acréscimo de 2% na carga desembarcada.
Segundo o regulador do sector dos transportes, este comportamento global do sistema portuário resulta de quebras de movimentação em todos os portos, com excepção de Sines, que registava nos primeiros cinco meses do ano um acréscimo de carga de 9,6%.