Notícia
Metro e STCP com nova administração
Jorge Delgado foi eleito esta segunda-feira presidente da Metro do Porto, acumulando com a liderança da STCP. Para a empresa de transporte rodoviário, o Governo nomeou ainda Pedro Morais e Sofia Salgado.
O novo conselho de administração da Metro do Porto, liderado por Jorge Moreno Delgado, foi eleito esta segunda-feira em assembleia-geral, para o mandato relativo ao triénio 2016-2018, anunciou a empresa.
Jorge Moreno Delgado passa a ser o presidente executivo da empresa, da qual já tinha sido administrador durante o mandato de Ricardo Fonseca.
Integram ainda o novo conselho de administração Pedro Azeredo Lopes, que foi administrador da Efacec, e Tiago Braga, que deixa a administração da Águas de Gaia, que foram indicados pelo Governo.
Já os três administradores não executivos indicados pelas autarquias vão continuar a ser Gonçalo Gonçalves, Marco Martins e António Silva Tiago.
Jorge Delgado vai acumular a liderança da Metro do Porto com a da STCP e terá desde já entre as principais funções a de concretizar a reversão das subconcessões das empresas de transportes do Porto, assim como, em acordo com os seis municípios onde a STCP opera, definir um novo modelo de gestão que envolva as autarquias.
Na assembleia-geral desta segunda-feira foram também eleitos os novos membros da Mesa da Assembleia Geral. Valentim Loureiro, até agora presidente deste órgão, é substituído por Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos. Alberto Castro mantém-se como vice-presidente e Miguel Osório de Castro substituiu Luís Bianchi de Aguiar como secretário.
O nome de Sofia Salgado não obteve ainda parecer da Cresap, por ter havido atrasos do Governo na entrega do processo.