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Madrid limita circulação de carros no centro a residentes a partir de 2018

As autoridades municipais da capital espanhola querem reduzir em 25% a emissão de gases nocivos até 2020. Cinco anos depois, só os carros com emissões zero ou veículos com distintivos ambientais poderão circular no centro.

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Sebastian Dubiel
20 de Setembro de 2017 às 13:15
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A partir do primeiro semestre do ano que vem, a circulação de automóveis no centro da capital espanhola ficará limitada aos residentes, com o alargamento da zona de prioridade residencial que incluirá a emblemática artéria comercial Gran Vía.

O objectivo da criação da Área Central Emissões Zero, a que se junta o aumento de espaços para peões e bicicletas, é melhorar a qualidade do ar de Madrid, depois de vários avisos e ameaças de multas por parte das autoridades comunitárias.

Além disso, a circular M30, que serve a capital, terá a velocidade máxima limitada a 70 quilómetros por hora a partir do segundo semestre de 2018, como parte do objectivo de reduzir em 25% a poluição (em particular as emissões de dióxidos de azoto) até 2020.

A par com o aumento das zonas pedonais e limitação de circulação de veículos automóveis, o ayuntamiento (similar à câmara municipal) promete entre 2018 e 2019 melhorar os transportes públicos e construir 12 parques de estacionamento intermodais com mais de 9.500 lugares.

Segundo o El País, o plano de qualidade do ar do ayuntamiento liderado por Manuela Carmena será aprovado esta quinta-feira e prevê a execução de 30 medidas, num investimento que ascende a 544 milhões de euros. A partir de 2025 só os carros com emissões zero (eléctricos) ou veículos com distintivos ambientais podem circular no centro.
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