Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa ganha rede partilhada com 170 scooters eléctricas

As scooters estão disponíveis em vários pontos da cidade e o aluguer é feito através de aplicação no telemóvel.

20 de Abril de 2017 às 16:20
  • ...

Foi lançada em Lisboa uma rede partilhada de scooters eléctricas. Os 170 motociclos estão espalhados por diversos pontos da capital e o aluguer é feito através de aplicação no telemóvel.

 

A rede Ecooltra foi lançada em Barcelona em 2016 e conta actualmente com 350 scooters. Lisboa vai ser a primeira cidade para onde a empresa se vai expandir. Seguem-se depois Roma e Madrid.

 

A expansão para Lisboa implicou um investimento de 750 mil euros, disse o fundador e presidente da empresa, o alemão Timo Buetefisch, numa cerimónia de apresentação esta quinta-feira, 20 de Abril. 

 

As scooters estão disponíveis para alugar dentro de uma área que vai de Algés até ao Parque das Nações e do Cais do Sodré até ao Lumiar. No entanto, podem ser utilizadas fora destas áreas, mas têm de ser recolhidas e depois devolvidas num ponto dentro da área anteriormente referida.

 

Na tarifa mais barata, são cobrados 24 cêntimos de euro por minuto pelo aluguer, mas é exigida uma fraquia de 500 euros. Na tarifa mais cara, são cobrados 29 cêntimos por minuto, com a franquia a baixar para 99 euros. Para começarem a andar nas scooters, os utilizadores precisam de ter uma carta de condução de ligeiros. A cobrança é feita via cartão de crédito ou de débito.

 

Em média, cada utilizador usa a scooter durante 15 minutos, com a viagem média a ser de quatro quilómetros. As viagens custam em média 3,60 euros. As scooters estão espalhadas aleatoriamente pela cidade, não existindo docas para as estacionar, como nas redes de bicicletas partilhadas.

 

A Ecooltra é uma subsidiária da Cooltra, uma empresa nascida em Espanha em 2006, que conta com capitais alemães e espanhóis. A rede de aluguer da empresa conta actualmente com 11 mil scooters, duas mil eléctricas, em vários países do Sul da Europa.

 

Ver comentários
Saber mais Ecooltra Timo Buetefisch rede partilhada scooters eléctricas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio