Notícia
IP faz inspecção subaquática à Ponte 25 de Abril em 2019
A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público para a realização de uma inspecção aos principais pilares da ponte sobre o Tejo, que irá decorrer no segundo trimestre do próximo ano.
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para a realização de uma inspecção subaquática aos pilares 3 e 4 da Ponte 25 de Abril no próximo ano.
Em comunicado, a empresa explica que a inspecção subaquática às zonas de betão imersas dos maciços de fundação dos dois pilares principais da ponte tem carácter preventivo e "decorrerá no segundo trimestre de 2019, no período do ano em que as condições climatéricas, do estado das marés e força da corrente do rio é mais favorável à execução do trabalho".
No âmbito desta inspecção será realizada, entre outros trabalhos, uma inspecção subaquática, visual e táctil, documentada com fotografia, vídeo e esquema elucidativo das anomalias para verificação do estado de conservação das superfícies submersas dos maciços de fundação dos pilares 3 e 4 ou em contacto com o leito da linha de água, assim como a análise comparativa da situação anterior com a actual, de modo a verificar a evolução das anomalias e as alterações da configuração do leito da linha de água.
A execução desta inspeção permitirá a recolha de dados e o conhecimento actualizado e detalhado sobre o estado de conservação das superfícies de betão, bem como sobre a configuração do leito do rio em torno desses mesmos maciços, explica ainda a IP.
O preço base do concurso público agora lançado é de 115 mil euros e o prazo de execução de sete meses. Relativamente aos critérios de adjudicação, o preço tem uma ponderação de 100%.