Notícia
Consórcio da Somague ganha obras da ponte 25 de Abril
A Infraestruturas de Portugal adjudicou esta quinta-feira a empreitada de reparação e conservação da travessia do Tejo por 12,6 milhões de euros. As obras vão demorar dois anos.
A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou esta quinta-feira a empreitada de reparação e conservação da Ponte 25 de Abril ao consórcio composto pelas empresas Somague Engenharia, SMM – Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.
O valor da adjudicação é de 12,6 milhões de euros, prevendo a IP que a consignação tenha lugar ainda no decurso deste ano.
Numa nota a empresa pública salienta que eta empreitada tem por objectivo "a realização de um conjunto de trabalhos identificados no âmbito das actividades de inspecção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril, promovidas em contínuo pela IP, e executadas pelo ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil".
As intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte.
"Genericamente, trata-se da execução de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da protecção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão", acrescenta a IP.
O concurso público para a empreitada de trabalhos de reparação e conservação da Ponte 25 de Abril foi lançado com um preço base de 18 milhões de euros e um prazo de execução da obra de dois anos.