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IP confirma consórcio da Mota-Engil como único concorrente ao troço Oiã-Soure

A empresa pública diz que foram carregados dois documentos no âmbito do concurso para o segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, mas que Viamapa não foi considerada como concorrente.

Para a KPMG, operar a linha de alta velocidade Lisboa-Porto com 12 comboios não cobre os picos de procura.
Miguel Baltazar
07 de Janeiro de 2025 às 17:55
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A Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou esta terça-feira, dia em que foram abertas as propostas do concurso para o troço da alta velocidade entre Oiã e Soure, que o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, é o único concorrente.

Em comunicado, a IP afirma que "o júri do concurso reuniu esta manhã, para proceder à abertura das propostas submetidas na plataforma de compras públicas" e que "foram carregados dois documentos com a tipologia ‘proposta e documentos complementares’".

No entanto, acrescenta que "após proceder à abertura dos referidos documentos, pelas 10h13, verificou-se que um dos documentos corresponde efetivamente a uma proposta apresentada pela Lusolav", constituída pela Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Gabriel Couto.

Já "o documento apresentado pela empresa Viamapa – Serviços de Topografia SA, corresponde a uma declaração de não apresentação de proposta, pelo que não foi considerada esta entidade como concorrente", explica a IP.

Assim, adianta, "o júri do concurso publicou, às 10h46, na plataforma de compras públicas a lista dos concorrentes", da qual constava, apenas, o consórcio Lusolav.

A IP não adianta, no entanto, se a proposta do consórcio de construtoras portuguesas foi considerada válida pelo júri.

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