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IP confirma consórcio da Mota-Engil como único concorrente ao troço Oiã-Soure
A empresa pública diz que foram carregados dois documentos no âmbito do concurso para o segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, mas que Viamapa não foi considerada como concorrente.
A Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou esta terça-feira, dia em que foram abertas as propostas do concurso para o troço da alta velocidade entre Oiã e Soure, que o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, é o único concorrente.
Em comunicado, a IP afirma que "o júri do concurso reuniu esta manhã, para proceder à abertura das propostas submetidas na plataforma de compras públicas" e que "foram carregados dois documentos com a tipologia ‘proposta e documentos complementares’".
No entanto, acrescenta que "após proceder à abertura dos referidos documentos, pelas 10h13, verificou-se que um dos documentos corresponde efetivamente a uma proposta apresentada pela Lusolav", constituída pela Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Gabriel Couto.
Já "o documento apresentado pela empresa Viamapa – Serviços de Topografia SA, corresponde a uma declaração de não apresentação de proposta, pelo que não foi considerada esta entidade como concorrente", explica a IP.
Assim, adianta, "o júri do concurso publicou, às 10h46, na plataforma de compras públicas a lista dos concorrentes", da qual constava, apenas, o consórcio Lusolav.
A IP não adianta, no entanto, se a proposta do consórcio de construtoras portuguesas foi considerada válida pelo júri.