Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo espanhol aprova entrada em bolsa da Aena (act.)

O Governo de Madrid deu esta sexta-feira luz verde à entrada de investidores privados na Aena, gestora aeroportuária espanhola. Desta forma, 28% do capital da empresa vai para a bolsa. Acções começam a negociar no próximo dia 11 de Fevereiro, com intervalo entre os 43 e 55 euros.

23 de Janeiro de 2015 às 16:34
  • ...

O Conselho de Ministros espanhol aprovou esta sexta-feira, 23 de Janeiro, a entrada em bolsa de 28% do capital da Aena, gestora aeroportuária espanhola. A notícia foi revelada por Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, e citada pela imprensa local.

 

As acções começam a negociar no próximo dia 11 de Fevereiro. O jornal Cinco Dias escreve que, tal como estava estipulado desde Julho de 2014, a Enaire, o organismo público que detém 100% da Aena, vai vender 21% a um núcleo duro de accionistas – em Outubro foram escolhidas três organizações: a Alba, a Ferrovial e o fundo TCI. Por conseguinte, o que vai ser colocado em bolsa serão outros 28%, sendo que, a fatia maior vai ser colocada entre investidores institucionais. A Aena opera 46 aeroportos e participa na gestão de outros 16, explica ainda esta publicação.

 

Ana Pastor, ministra do Fomento espanhola, citada pelo El País, considera que esta operação vai fortalecer a empresa, que vai ficar dotada de mais competências. A responsável apontou ainda que, esta operação vai permitir que os trabalhadores continuem a ser "considerados funcionários públicos". "O modelo escolhido pelo Governo é o de uma empresa que continue a ser pública", acrescentou, citada pelo diário espanhol.

 

Por outro lado, e em relação ao encaixe para o Governo madrileno – com a venda de 49% da empresa -, a ministra do Fomento apontou, escreve o El País, que o preço de saída das acções vai ser determinado quando termine a ronda com os potenciais investidores interessados e com o aval dos bancos que vão apoiar a operação.

 

Porém, o diário recorda que, em Outubro, tinha sido estabelecido um intervalo entre 42,5 e 53,5 euros por acção, o que avaliava a totalidade da empresa entre 3.050 e 3.930 milhões de euros.

 

Entretanto, e de acordo com a informação revelada na página do regulador de mercado de capitais espanhol, o intervalo de preço indicativo situa-se entre os 43 e 55 euros por acção. A imprensa espanhola aponta, por conseguinte, que a empresa fica assim com uma cotação bolsista entre os 6.450 milhões e os 8.250 millones de euros. O El País sustenta mesmo que, com este novo intervalo, o Estado espanhol vai encaixar até 2.100 milhões de euros com a operação.

 

Este anúncio surge depois de, no final de Outubro do ano passado, o Governo de Mariano Rajoy ter suspendido a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Aena. Em causa está o facto de não ter sido lançado um concurso público para eleger um auditor que aprovasse as contas da Aena antes que a empresa possa entrar em bolsa.

 

(Notícia actualizada às 18h06 com o valor estipulado para o intervalo de preço das acções)

Ver comentários
Saber mais Soraya Sáenz de Santamaría Governo Ana Pastor Governo de Mariano Rajoy El País Aena
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio