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Estado fecha acordo com subconcessões do Baixo Alentejo e do Algarve Litoral

As poupanças estimadas pela Estradas de Portugal ao longo da vida dos dois contratos atingem 1.451 milhões de euros. As obras vão recomeçar em Julho.

Miguel Baltazar/Negócios
21 de Maio de 2014 às 11:16
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A comissão liderada por António Ramalho, encarregue de renegociação as PPP rodoviárias, chegou esta quarta-feira a acordo com as concessionárias SPER e RAL, da qual fazem parte Edifer e Dragados, relativamente às alterações contratuais e modelos financeiros das subconcessões do Baixo Alentejo e do Algarve Litoral.

 

Em comunicado, a Estradas de Portugal explica que os pagamentos a realizar ao longo do período das subconcessões, com início apenas em 2015 e após a conclusão das obras, permitem poupanças estimadas, em 944 milhões de euros na Baixo Alentejo e de 507 milhões na Algarve Litoral, a preços correntes.

 

As poupanças implicam também uma redução dos pagamentos a realizar em 2014 da ordem dos 50 milhões de euros.

 

Além da redução do objecto dos contratos, o acordo assinado esta quarta-feira implica uma redução dos custos com a operação e manutenção em linha com a alcançada nas concessões do Estado, bem como uma redução substancial da taxa interna de rentabilidade (TIR) accionista, mantendo-se os pagamentos a realizar pela EP dependentes dos níveis de tráfego registados.

 

De acordo com a EP, com o acordo com estas duas concessionárias fica encerrada esta fase negocial que, "nestes casos, tinha uma urgência especial, dada a interrupção das obras que se verifica desde 2011".

 

Com os acordos, que tiveram por base os memorandos de entendimento celebrados em Setembro e Outubro de 2012, explica a empresa, "assegura-se, no caso do Baixo Alentejo, a conclusão das intervenções previstas para a A26/IP8 entre Sines e Relvas Verdes, para a A26-1/ER261-5, entre Sines e Santo André, a construção da A26 entre o IC1 e Santa Margarida do Sado, concluindo a ponte sobre o Rio Sado, com subsequente integração na jurisdição da EP".

 

Fica ainda assegurada a requalificação do IP2 entre São Mansos e Castro Verde, que permanecerá na concessão para efeitos de conservação e manutenção. "Tanto o IC33 entre Roncão e Grândola Norte, como o IC1, entre Marateca e Grândola Sul, serão reintegrados na jurisdição da EP, que equacionará uma intervenção de requalificação neste último através do seu plano de proximidade", adianta ainda.

 

Relativamente ao Algarve Litoral, o acordo assegura a requalificação da EN125 entre Vila do Bispo e Olhão, bem como a conclusão das variantes de Faro, Lagos e S. Lourenço/ Troto, que ficarão integradas na subconcessão para efeitos de conservação e manutenção.

 

 As restantes vias, com uma extensão de cerca de 100 quilómetros, serão reintegradas na jurisdição da EP. A requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António será igualmente equacionada pela EP no âmbito do seu plano de proximidade.

 

"Em ambas as subconcessões serão executadas as medidas necessárias à salvaguarda da segurança de pessoas e bens e à minimização dos impactos ambientais na área afectada pelas obras que não serão concluídas", explica ainda a empresa.

 

As subconcessionárias prevêem o reinício das obras no próximo mês de Julho.

 

Estes acordos terão ainda de ser remetidos para apreciação das entidades financiadoras, do Estado e do Tribunal de Contas.

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