Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Em Agosto, o Metro de Lisboa esteve 62 vezes com problemas

Os problemas no Metro de Lisboa não são novos, mas bateram o recorde do Verão em Agosto. A circulação esteve perturbada ou interrompida em 62 ocasiões diferentes. As linhas Amarela e a Azul registaram o maior número de ocorrências.

Bruno Simão/Negócios
20 de Setembro de 2016 às 20:50
  • ...

Agosto foi o mês em que o Metro de Lisboa registou mais problemas. De acordo com os dados da página Is Metro Lx Down, que transforma em tweets todas as alterações de estado das linhas deste meio de transporte, no mês passado a circulação esteve 62 vezes com problemas, quer devido a perturbações, avarias, incidentes com passageiros ou causas alheias à operadora. De acordo com o levantamento feito pelo Negócios aos três meses de Verão, a linha Amarela foi a que registou mais ocorrências.

 

Se reside ou trabalha em Lisboa já deverá ter lido nos painéis informativos do Metro mensagens como "existem perturbações na circulação", o quase sempre significa que "o tempo de espera pode ser superior ao normal". A justificação para as perturbações pode ser variada: avarias em comboios, na sinalização, incidentes com passageiros ou causas alheias ao metro. Em situações mais extremas, a circulação chega mesmo a ser interrompida.

 

Ora, pelo menos um destas situações aconteceu 62 vezes no passado mês de Agosto, em toda a rede do Metro de Lisboa, que é composta por quatro linhas e um total de 56 estações. Os dados foram compilados pela página de Twitter Is Metro LX Down? (que, numa tradução livre, questiona se o Metro de Lisboa está a funcionar). Esta página lança um tweet sempre que a transportadora altera o estado de funcionamento das suas linhas – uma informação que está disponível na página na internet do Metro.

 

Os dados não são, porém, oficiais – não há garantias de que todas as perturbações de circulação sejam efectivamente tornadas públicas.

 

Linha Amarela é a mais problemática da rede

 

De acordo com esses dados, Agosto foi mesmo o pior mês do Verão para quem utiliza o Metro. E a linha Amarela a campeã dos problemas: 21 ocorrências, alguns deles mais do que uma vez por dia (como aconteceu a 16 de Agosto). A linha Azul segue de perto e registou 20 problemas na circulação. Segue-se, a alguma distância, a linha Verde, com 11 perturbações na circulação, e a vermelha, com 10.

 

Face a Julho, o segundo pior mês do Verão, a diferença é assinalável: nesse mês registaram-se 44 problemas na circulação. A linha Amarela foi novamente a que teve mais ocorrências, 15, seguida da Azul, com 12, da Verde, com nove, e da Vermelha, com oito. Em Junho "apenas" se registaram 38 perturbações na circulação – novamente com a linha Amarela à cabeceira (15 ocorrências), seguida pela Azul e a Verde, ambas com oito, e a vermelha, com sete.

No total, em Junho, Julho e Agosto a circulação no Metro de Lisboa registou problemas 144 vezes. Tendo em conta que se trata de 92 dias, a média é bem superior a um problema por dia durante estes três meses de Verão.

 

As alterações de estado de circulação apenas são comunicadas quando algum problema está a atrasar os comboios em determinada linha. Quando se trata, por exemplo, da supressão de uma composição, que implica que os passageiros tenham de esperar o dobro por um comboio, nada é comunicado nos ecrãs.

Ver comentários
Saber mais Metro de Lisboa Transportes públicos câmara municipal de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio