Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CP garante "wi-fi" nos comboios de longo curso até 2018

A empresa pública vai investir em equipamentos 4G para reforçar a cobertura de internet sem fios nos serviços de Intercidades.

17 de Dezembro de 2015 às 11:47
  • 6
  • ...

O Conselho de Administração da CP (Comboios de Portugal) autorizou "a assunção dos encargos orçamentais decorrentes da aquisição de cartões 4G" para instalar em toda a frota da CP Longo Curso, que abrange os serviços Alfa Pendular e Intercidades.

Segundo um despacho publicado esta quinta-feira, 17 de Dezembro, em Diário da República, esta decisão pretende "disponibilizar de forma alargada" o serviço de internet "wi-fi", vigorando esta prestação de serviços até 2018.

A medida custa 143,3 mil euros, acrescidos de IVA, no que resta de 2015 e nos próximos três anos. O diploma assinado pelo presidente, Manuel Queiró, especifica que os encargos financeiros inerentes ao contrato envolvem somente receitas próprias da empresa pública, sendo "satisfeitos pelas adequadas verbas" do seu orçamento.

A internet sem fios a bordo dos comboios da CP começou por ser um exclusivo dos Alfas Pendulares, os mais rápidos e confortáveis. No início de 2014, a empresa anunciou que até ao final desse ano iria instalar o serviço nas carruagens dos Intercidades da linha do Norte, alargando depois aos comboios da Beira Alta, Alentejo e Algarve.

Porém, o projecto atrasou-se. Em Julho deste ano, apenas abrangia 56 das 101 carruagens da frota Intercidades na linha do Norte, com promessas de que até ao final deste ano avançaria nas restantes composições e nas restantes linhas. Ao Público, a empresa justificou o atraso com "um conjunto de questões técnicas relacionadas com a sinalização e as comunicações ferroviárias", que tornam mais difícil e caro instalar os equipamentos de internet nos comboios, em relação a outros meios.

Em 2011, a rede Expressos foi a primeira empresa de transportes em Portugal a disponibilizar este serviço de acesso à internet, abrangendo a totalidade da frota. No que toca ao transporte ferroviário, a instalação de redes "wi-fi" nos comboios regionais e suburbanos nunca esteve sequer prevista.

Ver comentários
Saber mais Transportes CP comboios Internet wi-fi telecomunicações tecnologia Intercidades Alfa Pendular
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio