Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China testa drones de carga e de pessoas. Taxi aéreo viaja 100 quilómetros

O Estado chinês tem dado maior apoio, na forma de financiamento, à indústria de aeronaves a baixa altitude. Já há empresas a fazerem transporte de carga. Taxis aéreos vão começar a transportar pessoas para Xangai em breve.

China Daily via Reuters
  • ...

O uso de pequenas aeronaves para transporte de pessoas e carga a baixa altitude está a ganhar velocidade na China. Engenheiros chineses testaram durante o fim de semana os dois equipamentos: o drone de carga realizou uma viagem de teste e o táxi aéreo percorreu uma distância de 100 quilómetros até à cidade de Xangai.

As duas tentativas foram consideradas um sucesso pela empresa financiada pelo Estado, a Sichuan Tengden Sci-tech Innovation.

O drone de carga com dois motores tem capacidade para duas toneladas e voou em Sichuan no domingo. Um voo inaugural com a duração de 20 minutos, de acordo com os meios de comunicação estatais, citados pela Reuters.

Oa fabricantes do país que mais drones produz no mundo estão a testar cargas cada vez maiores, ao mesmo tempo que as empresas de transporte planeiam serviços de taxi aéreo, uns pilotados por humanos e outros sem qualquer direcionamento humano.

Isto numa altura em que a China tem reduzido os regulamentos relativamente ao uso do espaço aéreo e incentivado através de financiamento a construção de uma indústria de aeronaves que voam a baixa altitude. O regulador estatal chinês prevê que a indústria chegue aos dois biliões de yuan, o equivalente a 256 mil milhões de euros, até 2030, o que implicaria um valor quatro vezes acima do registado no ano passado.

Outras empresas têm estado a testar o transporte de carga via aérea. Em maio, a Phoenix Wings, parte da gigante de entregas SF Express, começou a entregar fruta fresca da ilha de Hainan a Guangdong, com recurso a drones desenvolvidos pela própria empresa.

De acordo com fontes do setor, os drones de carga prometem tempos de entrega e custos de transporte mais baixos, ao mesmo tempo que alargam as entregas a locais que não dispõem de instalações de aviação convencionais, como telhados em cidades com elevados níveis de construção.

No transporte de passageiros, os progressos são semelhantes. Em maio o regulador chinês emitiu um certificado de produção a um veículo não comandado da EHang Holdings - a primeira certificação chinesa para um drone autónomo de transporte de passageiros.

Este sábado, um helicóptero comercial de transporte de pessoas realizou uma das viagens mais longas de sempre. A Shanghai NewSky Heli pretende cobrar 2.300 euros por uma viagem só de ida entre Kunshun, na província de Jiangsu, e Xangai, cortando o tempo de viagem entre as duas cidades de várias horas para 20 minutos. A companhia estima que cerca de 30 mil passageiros por ano possam recorrer a este serviço que vai começar a operar no próximo sábado.

Ver comentários
Saber mais teste Aviação Transportes Empresas China Sichuan Xangai Tengden EHang SF Express
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio