Notícia
Barraqueiro com melhor preço para Metro do Porto
O grupo Barraqueiro terá apresentado o melhor preço no concurso para a subconcessão por sete anos do metro do Porto, sendo este o único critério de selecção.
O Grupo Barraqueiro apresentou o melhor preço no concurso público para a subconcessão da operação e manutenção do Metro do Porto. A notícia foi avançada pela "Transportes em Revista", mas não foi confirmada pela Metro do Porto.
A publicação especializada refere ainda que em segundo lugar terá ficado a proposta apresentada pelo consórcio Mota-Engil/MGC Transportes e em terceiro a Avanza (através da participada Corporacion Española de Transportes).
O concurso, lançado a 23 de Junho, tinha como valor de referência os 221 milhões de euros, sendo o critério único para selecção do vencedor o mais baixo valor.
Os seis candidatos que apresentaram propostas na passada sexta-feira foram a Barraqueiro, a Corporatión Española de Transportes, a DST – Domingos Silva Teixeira, o consórcio da Mota-Engil, a Neopul, do grupo Somague, e os franceses da Transdev.
O grupo Barraqueiro é actualmente o líder do consórcio ViaPorto, responsável desde 2010 pela operação do metro, que integra ainda na sua estrutura accionista a Arriva, a Keolis e a Manvia, do grupo Mota-Engil.
Depois de concluído o relatório do júri do concurso é que o conselho de administração da Metro do Porto aprovará a decisão de adjudicação.
O contrato, que entrará em vigor a 1 de Abril de 2018, compreende toda a operação regular do metro – área onde se incluí segurança e apoio aos clientes -, bem com as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos e do sistema de bilhética. A subconcessão terá um período de sete anos, entre Abril de 2018 e Março de 2025.