Notícia
Bad Aibling. Porque chocaram os comboios alemães?
Em Rosenheim, uma cidade perto do acidente ferroviário desta terça-feira, os festejos de Carnaval foram cancelados. O choque de dois comboios a isso obrigou. A Alemanha está de luto e quer descobrir porquê.
O relógio marcava 06:48. Dois comboios de passageiros chocam frontalmente perto da estância termal de Bad Aibling, no estado da Baviera. Começava assim um dia de Carnaval negro na Alemanha.
Bavaria train crash:
- At least 4 dead
- 40 seriously hurt
- Head-on collisionhttps://t.co/1FRWLlmSsk #BadAibling pic.twitter.com/ezdKt4z7GI — Bloomberg Business (@business) February 9, 2016
As equipas de socorro chegaram três minutos depois de ser dado o alerta. Centenas de profissionais acorrem ao local, de difícil acessibilidade. Aquilo que que encontram na linha ferroviária, que liga Rosenheim a Holzkirchen, os números dificilmente conseguem descrever.
#Bahnunglück #BadAibling: die Zahl der Toten ist leider auf 9 gestiegen
— PolizeiOberbayernSüd (@polizeiOBS) 9 fevereiro 2016
Um dos comboios - ambos da empresa Meridian - descarrilou. O balanço final foi feito à hora de almoço, depois de terminadas as operações de resgate. Nove mortes, mais de uma centena de feridos, 18 dos quais em estado grave.
Alguns foram de imediato transportados de helicóptero para os hospitais em Munique, que fica a 60 quilómetros do local do acidente. As unidades de saúde já vieram apelar a doações de sangue por terem falta de reservas. A população reagiu em força.
O cenário só não foi pior por ser dia de Carnaval, com as escolas e algumas empresas fechadas no país. Segundo a imprensa estrangeira, o percurso era bastante frequentado. A bordo dos dois comboios seguiam apenas 150 passageiros. "Sorte", chamam-lhe as autoridades alemãs. A Comissão Europeia já se manifestou disponível para prestar a assistência necessária.A empresa Quem é a Meridian?
O acidente envolveu dois comboios da Meridian, que integra o grupo francês de transporte Transdev. A Meridian gere redes de comboios, eléctricos e autocarros em 19 países. Segundo a Reuters, gerou receitas de 6,6 mil milhões de euros em 2014.
A Transdev já reagiu, informando que não tem qualquer pista que ajude a explicar porque estavam os dois comboios, em simultâneo, na mesma linha.Train crash kills at least 8 and injures 150 near #BadAibling in Germany https://t.co/1FRWLlmSsk pic.twitter.com/fSs8KZeVHW
— Bloomberg Business (@business) February 9, 2016
Estou consternada e entristecida com o grave acidente desta manhã em Bad Aibling. Os meus pensamentos estão especialmente com as famílias das nove pessoas que perderam a vida, mas também com os muitos feridos. Angela merkel Chanceler alemã
Falha técnica ou erro humano?
As duas hipóteses estão em cima da mesa, até porque o sistema tecnológico que gere as linhas ferroviárias na região acautelava cenários como este. Por isso mesmo, o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, já veio dizer que não está claro se foi erro humano ou falha técnica.
BBC News - #Germany train #crash: Several killed in #Bavarian town of #Bad #Aibling https://t.co/IpZlxI2vZo
— themoceanvibe (@seawildearth) February 9, 2016
O acidente deu-se numa curva, o que reduziu a visibilidade dos dois maquinistas e impediu a travagem. Alguns jornais apontam a falha do sistema automático de mudança de via como a causa mais forte. A investigação arrancou de imediato e já foram recuperadas duas das três caixas negras, que registam os dados da viagem.
— stern (@sternde) February 9, 2016
Viele Verletzte bei Zugunglück in #BadAibling https://t.co/lKrgYR52Wi /stb pic.twitter.com/vXYY9P3eb9
O limite máximo de velocidade era de 100 quilómetros por hora naquela via férrea. Como informou Alexander Dobrindt, a linha em que os comboios seguiam estava equipada com um sistema de prevenção de acidentes. O mesmo faria um comboio travar automaticamente se passasse um sinal vermelho.
— Bloomberg Business (@business) February 9, 2016
At least 9 killed when commuter trains crash head-on near #BadAibling in Germany https://t.co/1FRWLlmSsk pic.twitter.com/Uu5STcMZJx
cronologia
Acidentes de comboio fatais na Alemanha Junho de 1998: foi o maior acidente ferroviário na Alemanha, matando 101 pessoas e deixando feridas outras 88. O comboio de alta velocidade InterCity Express que ligava Munique a Hamburgo descarrilou na Baixa Saxónia.
Fevereiro de 2000: foi em Colónia que morreram nove pessoas num acidente com um comboio nocturno. O mesmo fazia a ligação entre Amesterdão e Basileia.
Janeiro de 2011: o acidente mais recente deu-se na Alta Saxónia, matando dez pessoas, após a colisão entre um comboio de passageiros e um comboio de carga.