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Auto-estrada elétrica na Alemanha carrega camiões em movimento
O sistema utiliza tecnologia semelhante às dos comboios, permitindo que os camiões fiquem ligados aos cabos enquanto circulam a uma velocidade de até 90 quilómetros por hora.
A Alemanha inaugurou o primeiro troço de uma auto-estrada elétrica, que liga camiões híbridos a cabos aéreos, permitindo que os veículos sejam carregados enquanto circulam pelas principais vias de transporte do país.
O troço de 10 quilómetros no sul de Frankfurt, na auto-estrada A5, foi inaugurado na semana passada, segundo comunicado do estado de Hesse, região central da Alemanha. Por enquanto, Apenas um camião está a usar o sistema, sendo que a previsão aponta para mais quatro até 2020.
O sistema foi desenvolvido pela empresa de engenharia Siemens, com sede em Munique. Os camiões são da Scania, unidade da Volkswagen. O sistema utiliza tecnologia semelhante às dos comboios, permitindo que os camiões fiquem ligados aos cabos enquanto circulam a uma velocidade de até 90 quilómetros por hora, recebendo energia dos cabos aéreos. A eletricidade recarrega a bateria dos camiões para que possam circular por um tempo determinado, e um motor a diesel é acionado quando a bateria acaba.
A Siemens começou a desenvolver o projeto em 2010 numa estrada para testes nos arredores de Berlim. A primeira estrada completa foi inaugurada em 2016, nos arredores de Estocolmo, e a empresa agora desenvolve outra na Califórnia.
O plano de fusão da divisão de mobilidade da Siemens, que fabrica comboios e equipamentos de sinalização, com a concorrente francesa Alstom foi vetado recentemente pela Comissão Europeia. O presidente da Siemens, Joe Kaeser, disse que a unidade deve expandir os negócios além do segmento de comboios e incluir uma ampla gama de opções de mobilidade, como carros elétricos e autónomos.
Artigo Original: Germany's First ‘Electric’ Highway Charges Trucks as They Drive