Notícia
Alta velocidade Porto-Lisboa obriga a construir nova ponte sobre o Douro
A utilização de comboios de alta-velocidade justifica a construção de uma nova ponte ferroviária entre Gaia e o Porto, adianta o Dinheiro Vivo. Estação de Campanhã também terá de ser ampliada.
A nova linha de alta-velocidade para ligar o Porto a Lisboa obrigará à construção de uma nova ponte ferroviária entre a cidade Invicta e Vila Nova de Gaia, noticia esta quarta-feira o Dinheiro Vivo, que cita a Infraestruturas de Portugal (IP). Além disso, terá de ser feita uma obra de ampliação na estação de Campanhã.
A IP solicitou um "estudo de opções para um novo atravessamento do rio Douro" ao laboratório Edgar Cardoso, segundo contrato publicado em 10 de janeiro no portal Base, explica também o jornal on-line.
Segundo a IP, a atual ponte de São João "encontra-se no limite da sua capacidade" e não conseguirá "acomodar o serviço de alta velocidade".
Há também, acrescenta o jornal, razões técnicas, que se prendem com o facto de no final da ponte de São João, do lado de Gaia, não ser possível inserir, totalmente em curva, uma nova linha de alta velocidade.