Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tráfego aéreo recupera em novembro mas ainda longe dos números de 2019

Em novembro de 2021, aterraram nos aeroportos nacionais 13,4 mil aviões comerciais que transportaram cerca de três milhões de passageiros e 19 mil toneladas de carga e correio. Em média, por dia, registou-de o desembarque de 50 mil passageiros, revela esta terça-feira o INE.

A retirada de Portugal das listas verdes do Reino Unido e da Alemanha levou a centenas de cancelamentos de reservas na hotelaria.
Nuno Alfarrobinha
18 de Janeiro de 2022 às 12:19
  • 1
  • ...

O tráfego aéreo em Portugal continua a dar sinais de recuperação mas o número de passageiros e o transporte de carga estão ainda longe dos níveis de pré-pandemia.


Em novembro de 2021, aterraram nos aeroportos nacionais 13,4 mil aviões comerciais que transportaram cerca de três milhões de passageiros e 19 mil toneladas de carga e correio, verificando-se uma subida de 180% no número de passageiros e de 27,5% na carga, face ao mês de outubro. Em média, por dia, registou-se o desembarque de 50 mil passageiros.


Ainda assim, este aumento está longe dos níveis de 2019, havendo uma redução de 21,5% no número de passageiros e de 1,6% no movimento de carga e correio, revela esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).


Nos restantes meses do ano de 2021, o INE refere que os "efeitos da pandemia foram particularmente notórios", sobretudo "a partir de meados de março de 2020 e nos primeiros trimestres de 2021".


Mas o tráfego de passageiros e de carga tem vindo a aumentar nos últimos meses de 2021 e "tem-se verificado uma tendência de aproximação aos níveis de 2019, em especial no mês de novembro", refere o INE.


Entre janeiro e novembro de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, registando crescimentos de 25% no número de passageiros desembarcados e 24,1% no número de passageiros embarcados. Em seguida, surge o Reino Unido com uma subida homóloga de 13,6% dos passageiros desembarcados e um  aumento de 9,8% face ao período homólogo nos passageiros embarcados.


A Alemanha ocupa a terceira posição, seguida de Espanha e a Suíça voltou a destacar-se com o maior crescimento no número de passageiros embarcados e desembarcados (+34,7% e +31,6%, respetivamente), ocupando a 5ª posição.

Ver comentários
Saber mais tráfego aéreo aeroportos passageiros carga aviões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio