Notícia
"Sharklets" já voam nas asas da TAP. Saiba porquê
A companhia aérea avançou com a instalação do sistema "sharklet" nos A320, no âmbito de um programa que a fabricante Airbus anunciou em 2013. É a primeira empresa europeia a levar a cabo a operação, no avião “Luísa Todi”.
A TAP levou a cabo, nas suas oficinas de manutenção, em Lisboa a instalação de dispositivos "sharklet" no avião "Luísa Todi", um A320, beneficiando de um programa que a Airbus lançou em 2013 (com efeitos em 2015) para esse efeito.
A companhia aérea levou a cabo a instalação do equipamento nas oficinas de Lisboa, na ponta das asas do aparelho. O sistema, além de introduzir o "sharklet", reforça a estrutura da asa. A Airbus promete uma maximização do investimento nestes aparelhos por prolongarem a vida do avião.
O objectivo deste sistema é o de melhorar a aerodinâmica do avião, reduzindo as emissões de CO2 e de combustível em cerca de 4%, além de permitir a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo, segundo a TAP. O avião da companhia portuguesa com os "sharklet" entrou em funcionamento no dia 15 de Fevereiro, na linha Lisboa/Zurique/Lisboa.