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PS exige conhecer relatório sobre novo aeroporto “com maior brevidade possível”

Socialistas apontam “dúvidas” e “contradições” no Governo sobre o impacto dos custos da construção da infraestrutura para os cofres públicos e pedem que o documento seja disponibilizado aos deputados “com a maior brevidade possível”.

18 de Dezembro de 2024 às 12:48
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O Partido Socialista entregou esta quarta-feira um requerimento para que o relatório inicial da ANA sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa seja entregue no Parlamento "com a maior brevidade possível".

Numa nota enviada às redações, o grupo parlamentar do PS sublinha que a "construção do novo aeroporto representa um projeto de grande envergadura com implicações significativas para a economia nacional, mobilidade dos cidadãos, ordenamento do território e impacto ambiental", acrescentando que tratando-se de "compromissos financeiros e operacionais de longo prazo" as decisões devem resultar de um "processo transparente".

O relatório inicial da ANA foi entregue esta terça-feira ao Governo e marca o pontapé de saída do papel de um projeto que há décadas tarda em tornar-se realidade. Este documento inclui os dados fundamentais do projeto, nomeadamente o custo, a forma de financiamento desse encargo, mas também os prazos para que o Aeroporto Luís de Camões possa aterrar no Campo de Tiro de Alcochete. A parte dos custos é a mais relevante já que há vários valores. Como o Negócios noticiou, pode chegar aos 10 mil milhões de euros.

No comunicado, os deputados do PS consideram que "têm surgido dúvidas e até contradições no seio do Governo, nomeadamente entre o ministro das Finanças e o ministro das Infraestruturas e Habitação, no que diz respeito aos custos que esta operação terá para o erário público e que importarão esclarecer."

O grupo parlamentar aponta ainda o facto de não terem sido "divulgadas informações concretas sobre o seu conteúdo, apesar de ter sido partilhado que do mesmo consta, desde logo, uma estimativa preliminar dos custos e a forma de financiamento, bem como a proposta de duração e conclusão da construção."

O valor da obra, que como referido poderá chegar aos 10 mil milhões de euros, está bastante acima daquele que tinha sido estimado pela Comissão Técnica Independente. A presidente, Maria do Rosário Partidário, apontou para um valor em torno dos 6,1 mil milhões de euros, sendo este resultado de uma verba de 3,2 mil milhões para a primeira pista e de 2,8 mil milhões para a segunda.

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