Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Privatização “vai ser muito positiva” para a TAP, diz presidente da Embraer

Frederico Curado, presidente da Embraer, acredita que a privatização da TAP será positiva para a empresa e salienta as capacidades de gestão de David Neeleman. Ainda não há negócios em vista entre a transportadora portuguesa e a Embraer, mas a expectativa é que tal venha a ter lugar.

A carregar o vídeo ...
19 de Junho de 2015 às 17:52
  • 4
  • ...

"É a nossa esperança", respondeu Frederico Curado, quando questionado sobre a possibilidade de a TAP vir a encomendar aviões à empresa brasileira de aeronáutica, Embraer.

"[David Neeleman] é uma pessoa que conhece muito bem a empresa e os nossos produtos, mas ele tem o plano de negócios dele, tem os seus compromissos. Vamos aguardar e ver para onde é que a TAP vai caminhar", disse Curado, à margem da cerimónia de entrega do Prémio Celebridade do Ano, que teve lugar esta tarde, 19 de Junho, em Lisboa, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira. Esta cerimónia visou homenagear não só o presidente da Embraer, como o empresário português Belmiro de Azevedo.

No que concerne à privatização da companhia aérea de bandeira portuguesa, Frederico Curado considera-a "positiva", e salienta que a TAP deve "preservar Lisboa como 'hub' internacional". O empresário brasileiro fez ainda questão de salientar as competências de David Neeleman, vencedor do processo de privatização da transportadora nacional, num consórcio formado pela Azul e pela Barraqueiro, liderada por Humberto Pedrosa.

"Conheço o David Neeleman há muito tempo, sei da sua competência empresarial, não só de levantar capitais, mas de gestão também. Eu acho que vai ser muito positivo para a TAP", concluiu.

David Neeleman, dono da Azul, vai ficar com 61% da TAP, vencendo nesta corrida a proposta de Germán Efromovich. O processo entra agora numa fase de autorizações, entre elas as da direcção geral europeia para a concorrência que é uma das mais complexas.


No discurso após a entrega do Prémio Personalidade do Ano, Frederico Curado recordou o percurso da Embraer, empresa estatal brasileira privatizada em 1994, salientando a "sua busca contínua para evoluir de uma empresa brasileira exportadora a uma empresa brasileira global". Neste processo, salienta o empresário, "a governança corporativa da Embraer tem sido reconhecida como de classe mundial, e os poderes de veto da golden share [do Estado] jamais foram invocados pelo Governo brasileiro".

Actualmente, a Embraer emprega 19.000 pessoas em todo o mundo, 2.000 das quais em Portugal. 

Ver comentários
Saber mais TAP David Nelman Frederico Curado Prémio Celebridade do Ano Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira aviação Embraer Germán Efromovich Humberto Pedrosa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio