Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa e Porto com 150 voos cancelados até sábado por causa da greve da Portway

Paralisação dos trabalhadores da empresa de "handling" da Vinci já levou ao cancelamento de 149 voos em Lisboa e Porto, entre sexta-feira e sábado. Destes, 95 são da easyJet, segundo a informação publicada no site da ANA.

Lusa
26 de Agosto de 2022 às 13:10
  • ...

Estão já cancelados 149 voos, que iam acontecer entre esta sexta-feira e sábado, nos aeroportos de Lisboa e Porto por causa da greve dos trabalhadores da Portway, que vai decorrer até domingo. E mais de metade (64%) são da easyJet sendo esta a companhia mais afetada pelo protesto.


De acordo com o levantamento realizado pelo Negócios, com base na informação dos voos publicada no site da ANA em tempo real, em Lisboa, entre partidas e chegadas, estão cancelados um total de 102 voos. Destes, 62 foram voos cancelados durante esta sexta-feira, a que se somam outros 40 que não vão partir este sábado.


No aeroporto do Porto, entre sexta-feira e sábado, já estão cancelados um total de 39 voos de partidas e chegadas.


Em Faro e Funchal não há, até ao momento, qualquer voo cancelado, mas ao Negócios o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) diz que, nestes dois aeroportos, "há atrasos significativos" na operação de "pelo menos uma hora".

Para já, em Lisboa e Porto a adesão à greve, rondará os 90% a 95%, em Faro situa-se entre os 40% a 50% a no Funchal rondará os 60%, diz, ao Negócios, Pedro Figueiredo, dirigente do sindicato para a Portway. No reverso, em comunicado, a empresa de handling assume constrangimentos apenas nos aeroportos de Lisboa e Porto e diz que o protesto tem uma adesão inferior a 10%.


Os dados publicados no site da ANA revelam ainda que do total de 149 cancelamentos, 95 são da easyJet. O número traduz 64% do total de voos cancelados da "low cost" britânica.


Questionada pelo Negócios, a easyJet não avança com números de cancelamentos para sábado e domingo. Em comunicado, a transportadora "low cost" diz que, antes do início da greve, decidiu cancelar voos de e para os aeroportos de Lisboa e Porto e diz estar a entrar em contacto com os passageiros para que as viagens sejam remarcadas de forma gratuita.       


Além da "low cost" britânica, a Portway, empresa de hadling da Vinci, diz que podem ainda ser cancelados ou atrasados voos em outras 21 companhias: Aegean, Air Canada, Air Transat, American Airlines, Blue Air, Brussels, Cabo Verde Airlines, Euroatlantic, European Air Transport, Eurowings, Finnair, Flyone, Latam, Luxair, Swiftair, Transavia, Transavia France, Tunisair, Turkish Airlines, Volotea e Wizzair.


Por isso, em comunicado, a Portway alerta que "dado o impacto que a greve pode ter nas operações aeroportuárias, aconselham-se os viajantes a confirmarem os respetivos voos junto das companhias aéreas, antes de se dirigirem para os aeroportos".


O protesto foi marcado pelo SINTAC para os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, contra o "clima de terror psicológico" e pela falta de aumentos salariais.

Ver comentários
Saber mais greve protesto Portway voos cancelados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio