Notícia
Governo quer expansão de movimento na Portela, e depois Alcochete
Segundo o jornal Eco, o Executivo de Luís Montenegro não acredita que novo aeroporto possa estar concluído até 2030. Até lá, quer reforçar movimento no Aeroporto Humberto Delgado.
29 de Abril de 2024 às 09:18
O Governo de Luís Montenegro já tem uma solução preferida para o futuro aeroporto de Lisboa, escreve nesta segunda-feira o Eco. A aposta, escreve o jornal, passa pelo reforço do movimento no Aeroporto Humberto Delgado e pela construção na nova infreaestrutura no Campo de Tiro de Alcohete.
Este preferência irá, assim, ao encontro da opção vista como mais vantajosa na Avaliação Ambiental Estratégica da Comissão Técnica Independente (CTI), que via Alcochete e Vendas Novas como as opções mais favoráveis. Ao mesmo tempo, seria uma solução consensualizada com o Partido Socialista, cujo secretário-geral, Pedro Nuno Santos, já defendeu que apoia a recomendação da CTI, escreve o Eco.
Contudo, o Governo não acredita que a nova infraestrutura possa estar concluída em 2030. Pelo que os planos incluem também aumentar o movimento no aeroporto da Portela, na cidade de Lisboa. O Eco lembra que aumentar a capacidade exigirá um investimento avultado por parte da ANA e também ultrapassar barreiras ambientais. Lembra ainda que em 2019 a concessionária apresentou um plano para aumentar capacidade para 46 movimentos por hora, sendo que tal enfrentaria dificuldade em ter luz verde ambiental, devido ao impacto quer das emissões poluentes quer do ruído na saúde pública, refere também o jornal.
Este preferência irá, assim, ao encontro da opção vista como mais vantajosa na Avaliação Ambiental Estratégica da Comissão Técnica Independente (CTI), que via Alcochete e Vendas Novas como as opções mais favoráveis. Ao mesmo tempo, seria uma solução consensualizada com o Partido Socialista, cujo secretário-geral, Pedro Nuno Santos, já defendeu que apoia a recomendação da CTI, escreve o Eco.