Notícia
Gol não está interessada na TAP
O CEO da brasileira Gol, citado pela Bloomberg, defende que a empresa não está interessada na TAP. Esta companhia aérea era apontada como uma das potenciais interessadas na transportadora nacional.
A Gol não está interessada na TAP. As palavras são do CEO da empresa, Paulo Sergio Kakinoff, e citadas pela agência Bloomberg. A companhia aérea brasileira era apontada como uma das potenciais interessadas na privatização da transportadora aérea nacional. Já tinha chegado a sondar uma participação na privatização de 2012, mas nunca chegou a concretizar.
O crescimento da Gol era um dos motivos apontados que poderia levar a brasileira a interessar-se pela empresa liderada por Fernando Pinto.
A 16 de Janeiro, o Negócios escrevia que, para a privatização da empresa o cenário seria um pouco diferente do anterior processo, ao nível do número de interessados. Em relação ao interesse potencial da Gol, o Negócios adiantava já na altura que poderia não haver uma concretização do interesse.
Além disso, em Janeiro, o eram apontados outros potenciais interessados na empresa nacional. O empresário Miguel Pais do Amaral surgiu inicialmente com Frank Lorenzo, podendo estar interessado na TAP para investir numa empresa de bandeira e fazê-la crescer. Efromovich era outro potencial candidato, sendo que é o CEO da Synergy, a única empresa que concorreu à privatização em 2012. A estratégia de expandir para a Europa e reforçar as ligações a África são as motivações.
A Globália, antiga dona da maioria da Groundforce e que actualmente tem a Air Europa, poderá estar interessada para construir um grupo de aviação com dimensão. E, por fim, a Azul, de David Nielman, pode estar interessado pois a sua empresa quer crescer e a companhia portuguesa pode ser um caminho, escrevia na altura o Negócios.
O prazo para a entrega de propostas para a privatização da TAP termina a 15 de Maio, sendo que, em Fevereiro, o Governo revelou que pretende anunciar o vencedor até ao final de Junho.
A TAP apresenta os seus resultados relativos a 2014 amanhã, dia 25 de Março.