Notícia
Fernando Pinto diz que é unânime que Aeroporto de Lisboa precisa de crescer
O presidente da TAP considera que é necessário definir a "forma mais rápida e eficiente" para aumentar a capacidade aeroportuária em Lisboa.
O presidente da TAP, Fernando Pinto, sublinhou esta terça-feira, num encontro com jornalistas, que o aeroporto de Lisboa "precisa de crescer", salientando que essa é uma opinião não só de David Neeleman, um dos donos da companhia aérea, mas que reúne "unanimidade".
"Não há dúvida, mas agora é ver como fazê-lo da forma mais rápida e eficiente possível", salientou, lembrando que esse "é um trabalho principalmente da ANA", mas que "todos em conjunto queremos ajudar e trabalhar para isso".
Fernando Pinto recordou que a companhia aérea não participa directamente nesta discussão, que compete à ANA e à sua accionista Vinci, mas manifestou a expectativa de que possa haver em breve uma definição quanto à solução para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa.
Em Novembro, à margem de uma conferência no Web Summit, em Lisboa, David Neeleman disse estar "um pouco frustrado com o aeroporto que não está a abrir mais espaço, porque estamos (a TAP) a crescer mais rápido do que o aeroporto".
"Não podemos crescer se eles dizem que está limitado. Temos de abrir outro aeroporto. O Montijo está lá. Não podemos esperar três anos para isso acontecer. Essa é a minha maior preocupação", destacou.
Em declarações aos jornalistas, Neeleman defendeu então que a TAP, a ANA e o Governo devem trabalhar em conjunto, até porque o turismo é uma grande fonte de receitas para o país.
O Governo já remeteu para 2017 uma decisão relativamente à solução que deverá ser "Portela+1", com a utilização do Montijo.