Notícia
Aeroportos portugueses com mais 4,8% de passageiros até abril
Comparativamente com os primeiros quatro meses de 2019, antes da pandemia, o tráfego nos aeroportos geridos pela ANA regista este ano um crescimento de 19%.
O número de passageiros transportados de e para os aeroportos nacionais aumentou 4,8% nos primeiros quatro meses deste ano, face ao mesmo período de 2023. Já comparativamente com 2019, o tráfego até abril é agora 19% superior.
De acordo com dados do tráfego aéreo divulgados esta quinta-feira pela Vinci Aiports, dona da ANA, pelo conjunto dos aeroportos nacionais passaram só no mês de abril mais 2,4% de passageiros face ao mesmo mês do ano passado, sendo que comparativamente com abril de 2019 o número é 14% acima.
A Vinci salienta que em abril o tráfego de passageiros na sua rede de aeroportos continuou a crescer em relação ao ano passado.
"Globalmente, o número de passageiros em abril de 2024 mantém-se a um nível elevado, próximo do registado antes da crise sanitária, com situações muito diferentes entre aeroportos", afirma, dando nota que no México "registou-se uma ligeira diminuição do tráfego em relação a 2023, o que se deve a algumas dificuldades operacionais pontuais de algumas companhias aéreas".
No conjunto dos seus aeroportos, o crescimento do tráfego nos primeiros quatro meses deste ano foi de 10,8% quando comparado com o mesmo período de 2023, e de 0,1% face a 2019.