Notícia
Vodafone considera oferta pela operadora de cabo alemã Kabel Deutschland
O grupo Vodafone está a considerar fazer uma oferta pela Kabel Deutschland, a maior empresa alemã fornecedora de serviços de cabo, para se expandir no mercado alemão de televisão e internet.
A Vodafone está a considerar fazer uma oferta à empresa alemã Kabel Deutschland, mas ainda não a contactou, segundo afirmou à Bloomberg uma pessoa com conhecimento sobre o assunto. Depois da notícia ter vindo a público, as acções da empresa alemã subiram 14% na bolsa de Munique.
A decisão de comprar a Kabel Deutschland, que está avaliada em cerca de 6 mil milhões de euros, será mais um passo para a Vodafone expandir as suas operações de telecomunicações fixas. Esta movimentação irá também reforçar a posição da Vodafone face à Deutsche Telekom, na Alemanha, e face à Liberty Global, no resto da Europa.
“Estamos numa fase de apropriação”, afirmou Andrew Hogley, analista do Espírito Santo Investment bank. “A Vodafone está a pensar que não pode esperar mais tempo. Fará sentido esta estratégia? Absolutamente”.
As acções do Kabel Deutschland tiveram o maior ganho diário, subindo para 72,75 euros, algo que não se registava desde a oferta inicial de venda (IPO, na sigla inglesa), em 2010.
O prémio pago em média por uma empresa de televisão ou de cabo nos últimos 12 meses foi de 33%, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Estas movimentação valorizaria a Kabel Deutschland em 76,19 euros por acção, usando os valores médios das acções nos últimos 3 meses, ou cerca de 6,74 mil milhões de euros.
Há dois anos a Vodafone fez uma proposta à Kabel Deutschland, mas a proposta foi rejeitada.