Notícia
Vodafone notifica compra da rede de fibra da Optimus
O negócio está previsto desde a fusão entre a Optimus e a Zon e contempla os concelhos mais populosos nas zonas de Lisboa e Porto.
A Vodafone notificou a Autoridade da Concorrência sobre a compra da rede de fibra óptica da Optimus, uma operação que estava prevista no âmbito da fusão entre a operadora móvel a Zon, que deu origem à Nos.
"A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, do controlo exclusivo sobre um conjunto de activos conjuntamente designados por Rede Optimus Alienável", refere a notificação, publicada na imprensa esta quarta-feira, 12 de Dezembro.
Na mesma fonte, é especificado que a Rede Optimus Alienável "consiste no conjunto de cabos de fibra e equipamentos activos e passivos presentemente propriedade da Nos (antes Optimus), situados nos concelhos de Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Odivelas, Lisboa, Oeiras e Sintra".
Este negócio estava já previsto no âmbito dos compromissos regulatórios assumidos pela Optimus e Zon no âmbito da fusão entre as duas companhias. Estava também já assumido no relatório e contas da Nos de 2015.
Os terceiros interessados na operação têm agora 10 dias para enviar comentários à Autoridade da Concorrência.
A operadora liderada por Mário Vaz tinha ficado com a opção de compra da rede no âmbito do acordo de partilha de investimento para 400 mil casas assinado em 2010 pelas empresas.
"No dia 26 de Fevereiro de 2016, a Vodafone exerceu a sua opção de compra da rede de FTTH da Optimus, localizada nas zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, correspondendo o preço de compra ao valor contabilístico daquela rede, líquido de amortizações, conforme o comunicado da decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência à operação de fusão entre a Zon e a Optimus, de 26 de Agosto de 2013", lê-se no documento.
A compra da rede de fibra não altera o número de casas cabladas cobertas pela rede Vodafone, tendo em conta que as 200 mil casas cabladas no âmbito deste acordo já integram a lista total da operadora.
A Vodafone também assinou um contrato de partilha de investimento com a Meo, para cablar 900 mil casas, o qual terminou no final do ano passado.
Como a Meo optou por avançar com um novo investimento sozinha, este ano a operadora liderada por Mário Vaz anunciou ainda o investimento de 125 milhões de euros no alargamento da sua rede a mais 550 mil lares.