Notícia
Vodafone fecha parceria com Microsoft para IA generativa. Vai investir 1,3 mil milhões
A operadora e a tecnológica anunciaram esta terça-feira uma parceria estratégica a 10 anos para oferecer a mais de 300 milhões de clientes na Europa e em África uma melhor experiência através da utilização de inteligência artificial (IA) generativa.
16 de Janeiro de 2024 às 14:58
A Vodafone e a Microsoft anunciaram esta terça-feira uma parceria estratégica a 10 anos para oferecer a mais de 300 milhões de clientes na Europa e em África uma melhor experiência através da utilização de inteligência artificial (IA) generativa.
Através deste acordo, as duas empresas vão colaborar "para transformar a experiência do cliente da Vodafone utilizando a IA generativa da Microsoft, 'hiperescalar' a plataforma de conectividade IoT (internet das coisas) da empresa britânica, desenvolver novos serviços digitais e financeiros para empresas, particularmente as Pequenas e Médias Empresas na Europa e em África e rever a sua estratégia global de nuvem para centros de dados".
A Vodafone vai investir 1.377 milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares) nos próximos 10 anos em serviços de inteligência artificial desenvolvidos com a Microsoft para a nuvem e para o cliente, enquanto o gigante tecnológico norte-americano vai utilizar os serviços de conectividade fixa e móvel da empresa britânica de telefones, refere num comunicado.
A Microsoft planeia ainda investir na plataforma de conectividade IoT da Vodafone, que passará a ser uma empresa separada em abril de 2024.
Esta nova empresa irá atrair "parceiros e clientes, impulsionar o crescimento das aplicações e expandir a plataforma para ligar mais dispositivos, veículos e máquinas", lê-se também na nota citada.