Notícia
Telecom Avaya insolvente
Com uma dívida de 6.000 milhões de euros e na iminência de falhar pagamentos, a norte-americana pediu protecção contra credores. Entretanto, assegurou um financiamento que vai garantir até dois meses de funcionamento.
A empresa norte-americana de telecomunicações Avaya apresentou esta quinta-feira, 19 de Janeiro, um pedido de protecção contra credores, propondo-se reestruturar a operação com a redução da actual dívida de 6.300 milhões de dólares (cerca de 6.000 milhões de euros à cotação actual) e a alienação de activos.
A reestruturação da companhia, conta a Reuters, tem estado a ser trabalhada com os credores mas não houve lugar a acordo. O entendimento teria de ser alcançado até ao final deste mês, sob pena de a empresa entrar, potencialmente, em default.
Os próximos 45 a 60 dias de funcionamento da empresa, enquanto decorre parte do processo de reestruturação, deverão ser garantidos por um empréstimo de 725 milhões de dólares (681 milhões de euros) concedido pelo Citigroup, refere um comunicado publicado pela empresa.
A pesar nas contas da empresa está um empréstimo de 8.200 milhões de dólares concedido em 2007 no âmbito da compra da empresa pela Silver Lake Partners e TPG Capital. O custo em juros (400 milhões por ano) tem levado a telecom a perdas consecutivas
No último trimestre fiscal do ano, terminado a 30 de Setembro, as receitas da empresa caíram para 958 milhões de dólares, contra mil milhões um ano antes. O resultado foi negativo em 750 milhões.