Notícia
Só 40 entidades pediram instalação de estações 5G
O regulamento do leilão 5G, concluído em 2021, previa que entidades como hospitais, universidades ou parques emrpesariais, podiam pedir a instalação de estações 5G. Anacom só recebeu 40 pedidos.
O regulamento do leilão do 5G estabeleceu que entidades com um papel de relevo na sociedade e economia nacional, como hospitais, universidades ou parques empresariais, podiam pedir aos operadores de telecomunicações que colocassem equipamentos 5G nas suas instalações. Só 40 o fizeram, conta o Público.
O regulador do setor (Anacom) não detalhou que entidades fizerem o pedido, mas esclareceu que como há várias que solicitaram a instalação em diferentes localizações, as solicitações correspondem a uma "previsão de instalação de estações em cerca de 1000 locais específicos, sendo que essas localizações podem ser comuns aos pedidos feitos aos vários operadores".
A entidade reguladora liderada por Sandra Maximiano apontou ainda que se trata de "um processo em curso" que "tem vindo a acompanhar" e que "decorre, na generalidade, sem registos de nota".