Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicatos da PT Portugal querem respostas da Altice

Depois de se reunirem com representantes da Altice, reunião em que esteve Dexter Goei, os sindicatos da PT Portugal pedem respostas à empresa francesa. E querem tê-las até ao final do ano.

Bloomberg
18 de Dezembro de 2014 às 13:58
  • 6
  • ...

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da PT Portugal estiveram reunidos com a Altice, para questionar a empresa sobre as suas intenções de compra da companhia que tem a marca Meo.

 

A preocupação dos sindicatos é, em particular, o que tenciona a Altice, se adquirir a PT Portugal, fazer em relação aos trabalhadores. Na reunião, em que esteve o próprio Dexter Goei, presidente executivo da Altice, e Armando Pereira, accionista da Altice, entre outros, os sindicatos ouviram o que queriam: que a base de diálogo e negociação é para manter.

 

No entanto, o STPT (Sindicato dos Trabalhadores do grupo PT) entregou uma carta ao grupo Altice pedindo respostas até ao final do ano. E nas questões colocadas, o sindicato quer saber se em caso de redução de efectivos, qual a estratégia que o grupo francês vai adoptar, lembrando que a empresa ao longo dos anos de sucessivas reduções de postos de trabalho sempre optou pela negociação e nunca enveredou por um despedimento colectivo.

 

O sindicato quer, ainda, saber se os acordos de pré-reforma e suspensão de contratos vão ser respeitados e cumpridos. E se a contratação colectiva vai ser respeitada e privilegiada em negociações futuras.

 

O sindicato pediu, ainda, que lhe fosse comunicado o "projecto para a PT Portugal", nomeadamente a sua natureza industrial, a autonomia, localização do centro de decisão e o perímetro internacional. Ainda que a Altice tenha garantido aos sindicatos que a PT Portugal não ia ser desmembrada e que pretendia voltar a investir, criando inclusive postos de trabalho. A Altice colocou, nesta reunião, ênfase na capacidade tecnológica da PT Portugal, nomeadamente a sua inovação na PT Inovação e em Aveiro.

 

Quanto ao aumento do endividamento da Altice, com esta eventual compra, a empresa francesa admitiu esperar que os capitais gerados pela operação da PT Portugal possa permitir a diminuição dessa dívida. 

 

A Altice fechou um contrato de compra e venda com a Oi para ficar com a PT Portugal, negócio que, no entanto, está pendente da assembleia-geral de accionistas da PT SGPS, marcada para 12 de Janeiro. A Altice ofereceu 7,4 mil milhões de euros pela PT Portugal.

 

 

Ver comentários
Saber mais PT SGPS PT POrtugal Oi Dexter Goei altice sindicatos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio