Notícia
PT vende participação em Macau por mais de 300 milhões
A Portugal Telecom vai vender os 28% que detém na CTM à Citic. Vai receber mais de 300 milhões de euros.
A Portugal Telecom vai vender os 28% que detém na CTM - Companhia de Telecomunicações de Macau à Citic, que comprará também a posição de 51% que a Cable & Wireless detém na operadora macaense.
No conjunto a operação vale 1,16 mil milhões de dólares, cabendo à PT um encaixe de 411,6 milhões de dólares (308 milhões de euros ao cãmbio actual). No entanto, o valor final poderá ser superior, consoante a posição de caixa líquida da CTM na conclusão do negócio.
Por isso, em comunicado a PT diz que o valor está "sujeito a certos ajustes, tendo como referência uma posição líquida de caixa/dívida nula e um nível normal de fundo de maneio. A 31 de Dezembro de 2012 a CTM registou uma posição de caixa líquida no montante de 70 milhões de dólares".
O negócio está ainda sujeito a aprovações por parte do governo chinês.
A PT vende a posição na CTM, ficando com participação, no mercado asiático, apenas na Timor Telecom, onde detém a gestão. No entanto, não tem participações financeiros, mas fica com parcerias estratégicas.
E foi isso que fez com a Citic. A PT vai ser parceira estratégica da Citic, empresa sedeada em Hong Kong.
"A Citic Telecom e a PT celebraram um acordo de aliança estratégica em algumas áreas de colaboração no sector de telecomunicações e na identificação de oportunidades de investimento em tecnologias de informação e comunicação (TIC), de forma a criar valor para os seus respectivos accionistas. Em conformidade com esta aliança estratégica, a Citic Telecom irá seleccionar a PT como o prestador estratégico de serviços TIC [tecnologias de informação e comunicações] do grupo Citic Telecom", diz em comunicado. A parceria é firmada para três anos.
O Negócios sabe que a Citic esteve em Portugal por ocasião do dia dedicado à tecnologia que a PT realizou para investidores e analistas do mercado de capitais.
A empresa tem dito que o foco da sua aposta é em Portugal, África e Brasil.