Notícia
Principal "telecom" saudita torna-se maior acionista da espanhola Telefónica
A Saudi Telecom (STC) comprou 9,9% do capital da empresa espanhola de telecomunicações.
A principal empresa de telecomunicações da Arábia Saudita, a Saudi Telecom (STC) comprou 9,9% do capital da Telefónica, tornando-se a maior acionista da companhia espanhola, avança o El Mundo.
Os sauditas pagaram 2.100 milhões de euros e não têm a intenção de passar a deter uma participação maioritária ou de outra natureza que confira poderes de controlo sobre a empresa.
O STC Group pagou em dinheiro 4,9% do capital da Telefónica, tendo adquirido os restantes 5% através de instrumentos financeiros, os quais serão liquidados pela "telecom" espanhola assim que haja luz verde do Governo, nos termos das normas anti-OPA (ofertas públicas de aquisição) sobre empresas consideradas estratégicas para Espanha.
Esta participação dá direito aos sauditas a ocuparem duas cadeiras do conselho de administração da "telecom" espanhola, já que, como explica o El Mundo, o BBVA e o CaixaBank detêm - cada um - um assento e detêm menos de 5% do capital.
Em comunicado, citado pelo diário espanhol, a maior operadora do reino sublinhou que este investimento reflete a sua confiança "na equipa de gestão da Telefónica, na sua estratégia e na sua capacidade de criar valor".
O STC Group está cotado em bolsa e vale mais de 49 mil milhões de euros.
(Notícia atualizada às 20:05 horas).