Notícia
Multimilionário da tecnologia britânico desaparecido no Mediterrâneo após naufrágio
Superiate de Mike Lynch, que vendeu a empresa que fundou à HP por 11 mil milhões de dólares, foi atingido por uma tempestade, com cerca de 20 pessoas a bordo
O multimilionário da tecnologia britânico Mike Lynch está desaparecido, depois de o superiate em que seguia a bordo no Mediterrâneo ter naufragado devido a uma tempestade, com cerca de 20 pessoas a bordo.
Além de Lynch, estão desaparecidas cinco pessoas, tendo sido resgatados 15 ocupantes do iate, entre as quais a mulher do empresário, disseram fontes próximas das equipas de socorro à CNBC. Há também a registar uma vítima mortal.
O iate de luxo, chamado Bayesian, afundou ao largo da Sicília, quando estava ancorado perto da vila piscatória de Porticello, na região de Palermo, tendo sido atingido subitamente por uma tempestade, "afundando em poucos minutos", disse o capitão do barco que resgatou alguns sobreviventes à RAI.
Lynch tornou-se conhecido após ter vendido a empresa de software que fundou, a Autonomy, à Hewlett Packard por perto de 11 mil milhões de dólares, em 2011. Contudo, logo de seguida, a empresa norte-americana procedeu a uma reavaliação do ativo, reduzindo o seu valor em cerca de oito mil milhões de dólares.
A HP processou de seguida o empresário, alegando que teria inflacionado alguns indicadores de desempenho da empresa. Lynch foi ilibado em junho das acusações, pelas quais foi extraditado e julgado nos EUA.