Notícia
Lucros da Telefónica caem 42,9% para 1,2 mil milhões de euros
Os resultados da operadora espanhola foram penalizados pela desvalorização das divisas dos mercados da América Latina. As receitas deslizaram 7,1% para 25,2 mil milhões de euros.
A Telefónica fechou os primeiros seis meses do ano com lucros de 1,2 mil milhões, o que corresponde a uma queda de 42,9% face ao resultado alcançado no mesmo período de 2015, de acordo com o comunicado divulgado pela operadora esta quinta-feira, 28 de Julho.
As receitas recuaram 7,1% para 25,2 mil milhões de euros, impactadas pela desvalorização das moedas dos mercados da América Latina onde marca presença, como a Venezuela e o Brasil onde detém a Vivo.
Apesar das receitas no mercado doméstico terem crescido 5,4% para 6,3 mil milhões de euros, não compensaram as quedas nos outros mercados. No Reino Unido caíram 8,9% para 3,4 mil milhões de euros e no Brasil 11,3% para 5 mil milhões.
Os resultados do primeiro semestre da operadora espanhola também são marcados pela consolidação no grupo da O2, a sua subsidiária britânica, depois dos reguladores europeus terem chumbado a venda.
As receitas operacionais também recuaram 10,9% para cerca de 3 mil milhões de euros, com o EBITDA também a decrescer 6,4% para 7,7 mil milhões. A margem EBITDA encolheu 0,2 pontos percentuais para 30,7%.
Na primeira metade do ano a Telefónica também diminuiu o investimento (Capex) em 33,7% para 3,6 mil milhões de euros.