Notícia
Lucros da Telefónica caem 34,7% em 2014
A operadora de telecomunicações espanhola fechou o ano passado com um lucro de cerca de três mil milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de quase 35% face a 2013.
O resulta líquido da Telefónica caiu 34,7%, em 2014, para 3.001 milhões de euros, de acordo com a informação divulgada pela operadora de telecomunicações para o regulador do mercado espanhol.
A contribuir para a quebra de resultados esteve a queda de 11,7% das receitas para 50,37 mil milhões de euros. O EBITDA da empresa liderada por Cesar Alierta diminuiu 18,7% para 15,5 mil milhões de euros.
O último trimestre do ano passado foi marcado por algumas operações extraordinárias, nomeadamente, a contabilização de uma provisão relacionada com a Venezuela. Só esta operação teve um impacto negativo de 399 milhões de euros nas contas dos últimos três meses da empresa.
Por localizações geográficas, Espanha, que é o mercado que gera maiores receitas, registou uma queda de 7,2% das receitas. Brasil, o segundo mercado com maior peso no grupo, verificou um aumento de 0,5% do volume de negócios. O maior crescimento foi observado na Telefónica Hispanoamérica (14,6%).